quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MEMÓRIAS GASTRONÔMICAS


Quando me convidaram para escrever esta coluna na Gazeta de Santa Rita, ativei minha memória gastronômica, a fim de obter informações guardadas no meu inconsciente.

Algumas lembranças construídas ao longo do tempo ainda estão presentes na minha memória. Enquanto eu brincava na praça da igreja matriz de Santa Rita, o cheiro da pipoca do Sr. Armando perfumava o centro da cidade. Nunca comi pipoca igual, e aquele molho de pimenta, hum!

A laranjada da minha avó era inigualável: água, açúcar e laranja do sítio. Mesmo levando umas broncas, valia à pena esperar a hora do suco.

Foram muitas visitas a sítios, cheirinho de goiabada com cachaça, rapadura e leite de vaca; eu me lambuzava com jabuticada, subia no pé de goiaba, e terminava o dia pescando piava.

Nessa viagem gastronômica, passei por São Paulo, e lá no Mercado Municipal encontrei um sanduíche de mortadela que merece respeito e requer muito apetite. É o sanduíche de mortadela do bar do Mané, receita que reservei para os meus leitores. Não pensem que a quantidade de mortadela está errada, é assim mesmo!

Para os leitores que também acessam a internet, indico abaixo um vídeo publicado no site do youtube, onde homenageio o sanduíche do Mané, através de uma releitura do prato e também indico o site do bar do Mané. Salve o querido Mané!

Curiosidades

A mortadela teve origem em Bolonha, na Itália. Um relato de uma linguiça similar à mortadela datado de 1376 pode ser a referência mais antiga da iguaria.

Veio para a América Latina através dos imigrantes italianos, no início do Século 20, sendo hoje popular no Brasil, na Argentina e no Uruguai.

A atriz Sophia Loren é considerada madrinha do produto após ter estrelado um filme chamado La Mortadella em 1971.


Mortadela salada
(Rendimento: 1 sanduíche)

Ingredientes

1 pão francês
3 rodelas de tomate
2 folhas de alface crespa
300g de mortadela
100g de queijo prato
Óleo à gosto

Modo de preparo

Corte o pão no meio.

Lave o tomate e corte-o em rodelas. Lave as folhas de alface. Reserve a mortadela e o queijo prato.

Aqueça uma frigideira em fogo alto.

Coloque a mortadela sobre uma tábua, e o queijo prato no meio, enrole a mortadela para esconder o queijo. Ponha óleo na frigideira e, em seguida, a mortadela; mexa até dourar a mortadela e derreter o queijo.

Coloque a mortadela no pão e, em seguida, o tomate e a alface.

Sites para navegar

http://www.bardomane.com.br/conteudo.asp
http://www.youtube.com/watch?v=d3Xqn6nD4xA

Nenhum comentário:

Postar um comentário