quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alguns utensílios que podem auxiliar o cozinheiro

“Faca de dois gumes: tudo o que tem caráter duplo e ambíguo.”
Antonio Houaiss

“Faca de dois legumes.”
Vicente Matheus

O cozinheiro não necessita de uma cozinha cheia de balangandã, coleções enormes de panelas, jogos de facas, forno grande, médio e pequeno e blá blá blá. Porém alguns instrumentos de trabalho são essenciais para o funcionamento de uma cozinha, seja doméstica ou profissional. Os equipamentos de uma cozinha devem ser coerentes com relação as preparações. Se na sua cozinha não é preparado moqueca, para que comprar uma moquequeira? As ofertas muitas vezes são atraentes, seja na Internet, televisão, rádios e ruas.
Olha a faca! Esse instrumento é importante, mas três facas bastam para um cozinheiro: faca de cortar legumes, faca chef e faca de serra. A primeira é uma faca pequena de corte, como o nome diz, serve para cortar legumes, ou descascá-los. A segunda também é uma faca de corte, porém grande. É utilizada principalmente para corte de carnes, e para as demais preparações em uma cozinha. Para cortar, necessitamos de uma faca afiada e um movimento único em direção ao alimento. É bom lembrar que as facas sem fio são as que podem cortar os dedos. Tenha uma pedra de amolar ou leve as facas para um profissional amolar. A terceira não é para cortar, e sim para serrar! Fazer um movimento de vaivém. É utilizada para corte de pães e massas. Para cortar ou serrar, devemos utilizar uma tábua, não devemos cortar alimentos sobre a pia ou sobre o prato. As tábuas podem ser de madeira ou de plástico (o melhor é de polietileno) branco. Todas devem ser higienizadas através de uma solução de água e cloro, você pode colocá-las em em um balde e mergulhá-las na solução preparada. Para a segurança do cozinheiro, a tábua deve ser colocada sobre um pano umedecido ou papel umedecido; para não deslizar e causar acidentes.
As panelas são como as camas! Nelas os alimentos se reproduzem e descançam! Algumas delas são essenciais: duas frigideiras espessas de aço inox, uma grande e uma pequena. Uma caçarola de aço inox espessa e grande, e uma pequena. Dê preferência para as panelas e caçarolas com cabo de inox, pois algumas preparações necessitam ser finalizadas no forno, desse modo o cozinheiro não precisa gastar tempo transferindo o alimento para uma assadeira ou algo parecido; e fica charmoso servir a comida em panelas e caçarolas. As panelas espessas de aço inox, são importantes para: cozer os alimentos por igual; manter a temperatura por mais tempo e não grudar o alimento.
As assadeiras são essencias na cozinha; tenha uma grande e uma pequena. Assim como as panelas, as assadeiras devem ser espessas. Senão, podem queimar os alimentos e entortar com a variação de temperatura. As formas para bolos e pães também são necessárias.
Alguns utensílios para ficar ao lado do fogão são importantes: colher de pau, pinça, escumadeira, concha, batedor de arame (fuet), espátula, pegadores de panela ou panos umedecidos. Utensílios importantes em suas gavetas: ralador, rolo de macarrão, pincel de cozinha, pão duro (espátula de silicone), saca-rolhas, potes plásticos para armazenar alimentos, peneira e tesoura. Aparelhos úteis: processador de alimentos, liquidificador e microondas.
Agora os cozinheiros atenciosos não tem desculpa para não cozinhar! Qualquer atitude avessa é preguiça!

Hora de fazer

Arroz de puta rica
4 fatias de toucinho defumado
2 colheres de sopa de azeite
1 gomo de linguiça calabresa fresca em rodelas
2 coxas e sobrecoxas de frango cortadas a passarinho (pedaços pequenos)
300g de carne-de-sol dessalgada, cortada em cubos
1 linguiça defumada
6 costelinhas de porco defumada
3 dentes de alho amassados
3 xícaras de arroz lavado e escorrido
Sal e pimenta a gosto
6 xícaras de água fervente
1 xícara de milho em conserva ou fresco cozido
1 pote de palmito em conserva
1 xícara de ervilha em conserva ou fresca cozida
½ xícara de azeitona verde picada
½ xícara de uvas passas

Numa panela grande junte o toucinho e o azeite e leve ao fogo alto, mexendo até dourar. Acrescente a linguiça fresca, os pedaços de frango e a carne-de-sol e deixe dourar, mexendo sempre. Adicione a linguiça defumada em rodelas, as costelinhas e o alho. Deixe fritar levemente, junte o arroz e refogue por três minutos. Cubra com água fervente, tempere a gosto com sal e pimenta, tampe parcialmente a panela e cozinhe em fogo brando, até as carnes ficarem macias. Se preciso acrescente mais água fervida aos poucos. Adicione o milho, o palmito cortado em rodelas, a ervilha, a azeitona e as passas, misture e sirva em seguida.

Referências
FERNANDES, Caloca. Viagem gastronômica através do Brasil. 8. ed. São Paulo: Editora Estúdio Sonia Robatto, 2007.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
RUHLMAN, Michael. Elementos da culinária de A a Z: técnicas, ingredientes e utensílios. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário