quarta-feira, 12 de maio de 2010

Discorrendo sobre alguns alimentos

“O homem não vive do que come, mas do que digere.”
Vitor Hugo

A cenoura é uma hortaliça da família das umbelíferas cuja raiz é apreciada na culinária pelo seu sabor agradável. A canela é extraída de uma árvore que pode ter sido originada no Ceilão. Ela é a segunda casca de uma árvore chamada caneleira e talvez seja a especiaria de melhor perfume na culinária. O brócolis é uma flor, assim como a couve-flor. Eles podem ser preparados cozido em água para depois serem refogados na manteiga e gratinados com queijo. O bode é o macho da cabra; quando jovem chama-se cabrito e deve ser comido antes dos seis meses; depois disso, o gosto e o cheiro é desagradável. O bode sempre foi vítima de rituais macabros. Coitado do bichinho! É tão gostoso de comer!
A baunilha é uma erva exótica da família da orquídea e cresce na sombra de rochedos e em troncos de árvores. É utilizada para aromatizar bolos, cremes, bebidas a até chocolate. A baunilha é umas das iguarias da culinária de maior valor monetário! Baobá é a árvore que produz a fruta “pão de macaco”, nome dado por ser umas das frutas prediletas do animal. O arroz é originário do Oriente. Depois do pão, ele é o alimento mais consumido no mundo há anos. Do arroz, são feitas bebidas, como a saquê japonês. A língua, segundo alguns gastrônomos, é a parte do animal que supera todas as outras. No reinado de Luís XII na França, existia uma regra feudal em que todas as línguas de bois mortos perteciam ao senhor do lugar. A maçã é comida crua, em compotas, em geléias e marmeladas. Na França, é confeccionada uma torta de maçã, talvez seja o doce mais tradicional do país, a “Tarte Tatin.” Seu recheio é feito no fundo da forma; quando pronta essa torta, ela é virada para cima. Acredita-se que a forma de fazê-la tenha surgido devido a um erro do cozinheiro. A ostra é um molusco acéfalo, ou seja, sem cabeça. É consumido cru com limão ou gratinado. O “escargot” é uma lesma com concha. Os romanos alimentavam-nos com trigo e vinho para facilitar a sua digestão. O espinafre á da famíla da erva-armoles. O espinafre é muito nutritivo e agrada o estômago, e o marinheiro“Popeye” deve saber disso!
Os alimentos são fontes de vida e de inspiração, mas esse texto tem que acabar como tudo na vida é inexorável!

Hora de fazer

Tarte Tatin

Maçãs para cobrir o fundo da forma
250g de açúcar
50g de manteiga
1g de pectina (espécie de gelatina)

Descasque e corte as maçãs ao meio. Tire as sementes e divida cada metade em três pedaços. Espalhe na superfície de uma forma redonda a manteiga amolecida e por cima polvilhe 50g de açúcar e a pectina. Acomode os pedaços de maçã enfileirados em círculos; não deixe muito espaço entre as maçãs. Adicione o restante do açúcar e leve ao forno preaquecido em temperatura baixa por 25 minutos ou até caramelizar.

A massa da “Tarte Tatin” chama-se “sablé”.

200g de farinha de trigo
100g de açúcar
150g de manteiga
1 ovo
1 pitada de fermento
1 pitada de sal

Misture os ingredientes até formarem uma massa. Abra a massa com as mãos ou com um rolo de madeira. Recorte em círculo de diâmetro um pouco menor que a forma utilizada para as maçãs. Depois de caramelizar as maçãs, cubra-as com a massa pressionando delicadamente, de modo que grude na fruta. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar. Para desenformar, espere esfriar a torta. Sirva com as maçãs viradas para cima. Lembram-se da história da “Tarte Tatin”? Foi um erro! Tem erro que dá certo...

Referências
DUMAS, Alexandre. O grande dicionário da culinária. Tradução e organização brasileira de André Telles; seleção de receitas, Sandra Secchin. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário