quarta-feira, 12 de maio de 2010

Galinha, galinhada, galinha-da-guiné

“O aspecto da galinha d’angola lembra o da perdiz: escandalosa e insolente por natureza.”
Alexandre Dumas

A galinha é uma ave utilizada na culinária mundial. É preparada cozida, frita, ensopada, desfiada, grelhada, e de muitas outras maneiras. Apanhei trechos de alguns verbetes relacionados à galinha no Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
Galinha: fêmea do galo, diz-se de ou indivíduo que varia facilmente de parceiro amoroso ou sexual. Galinha caipira: galinha sem raça definida, criada solta. Galinha choca: pessoa irrequieta, doentia, medrosa ou imprestável. Galinha cabidela: galinha cozida, aos pedaços, em molho preparado com o seu caldo, seu sangue avinagrado e um pouco de farinha de trigo; também conhecida como galinha ao molho pardo. Galinhada: quantidade de galinhas. No uso culinário, iguaria preparada com arroz, frango desfiado, cenoura e ervilha. Galinha-da-guiné: também conhecida como galinha d’angola.
Lembrando da galinha d’angola: estou fraco, estou fraco, estou fraco... Precisamos comer algo! Vamos para a receita!

Hora de fazer

Galinha guisada ao molho de vinho

Galinha
500g de coxa e sobrecoxa de galinha
1 cebola
4 dentes de alho
Salsa, cebolinha, sal e pimenta branca a gosto

Molho
1 cebola
3 dentes de alho
Um pouco de óleo vegetal
Salsa, cebolinha, sal e pimenta branca a gosto
800 ml de água mineral
150 ml de vinho tinto seco
1 colher de sopa de farinha de trigo

Tempero da galinha

Separe a coxa da sobrecoxa (para facilitar, romper os ligamentos entre os ossos da coxa e da sobrecoxa: como luxação!); tempere os pedaços do frango com alho, cebola, salsinha, cebolinha, sal e pimenta branca. Deixe a galinha no tempero em uma vasilha coberta com papel-filme, por 12 horas na geladeira.


Numa panela, aqueça bem um pouco de óleo e coloque os pedaços de frango. Vire-os de todos os lados até ficarem dourados; acrescente a cebola e o alho e deixe dourar. Coloque 1/4 da água e deixe apurar. Adicione o vinho e o restante da água aos poucos, sempre até a metade da galinha, nunca cobrindo a galinha, senão será um ensopado e não um guisado, objetivo desta receita; acerte o sal e a pimenta. Cozinhe até a galinha começar a ficar macia; então, coloque a farinha de trigo peneirada para engrossar o molho, e deixe apurar por 10 minutos.

A galinha pode ser servida com arroz e batata assada; espaguete ao alho e azeite; polenta, entre outros. Para beber, um vinho branco seco.

Curiosidades

Guisar: cozinhar em líquido, sempre com a água até a metade da peça cozida. O guisado possibilita a cocção de alguns alimentos. O alimento é servido no próprio molho sem coar.

Referências Bibliográficas
CREMA, Carole; KÖVESI, Betty; MARTINOLI, Gabriela; SIFERTT, Carlos. 400 g: técnicas de cozinha. São Paulo: Nacional, 2007.
DUMAS, Alexandre. Grande dicionário de culinária. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janerio: Objetiva, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário