quarta-feira, 12 de maio de 2010

“Comfort food” (Comida reconfortante)

“Diante do medo um sorriso aeróbico
Nas bochechas a cãimbra de uma alegria incompleta
Nada como um sorriso burro e paranoico
Para não perceber a velocidade terrível da queda.”
Lobão

“Comfort food”, a tradução literal da palavra é comida reconfortante. O termo é usado para definir a comida da alma, a comida caseira, que envolve o prazer gustativo e o sentimental. Para usar uma expressão familiar, poderíamos dizer que “comfort food” é a comida caseira, cuja receita herdamos de nossos avós. Todos nós temos guardados na memória episódios culinários do tempo em que nossos avós cozinhavam pratos apetitosos. Eu me lembro da abobrinha recheada que a minha avó fazia!

Além dos sabores e dos aromas da minha infância, recordo-me também do ambiente em que almoçava. Era pequenino e esperava a comida assistindo ao desenho do “He Man”; talvez essa seja uma das primeiras lembranças da minha vida. Os almoços na casa da minha avó marcaram-me uma época da vida, em que eu era cuidado por ela e pelo meu avô nos dias da semana; já no final da semana, os meus pais me acolhiam. Havia uma expectativa de encontrar meus avós na segunda-feira para comer a comidinha caseira, e de encontrar os meus pais na sexta à noite para comer pizza. Um pouco mais tarde, já morando com os meus pais, lembro-me de quando chegava da escola faminto, e de mau humor, a comida da minha mãe me confortava.

Hoje não tenho a possibilidade da “comfort food”, a vida moderna me tirou o conforto da casa dos meus avós e dos meus pais. Muitas vezes, vivo atrás de “fast food”, na velocidade terrível da metrópole. As buzinas dos automóveis me atordoam, a fumaça da cidade me sufoca, a falta de educação dos passantes me injuria, a imposição dos vendedores para eu comprar mais uma torta de maçã por apenas R$ 3,99 me faz achar que sou um miserável e impaciente! E a comida não têm mais o mesmo sabor!

Hora de fazer
Abobrinha recheada com carne moída

2 abobrinhas
600g de carne moída
2 cebolas médias
4 dentes de alho
2 tomates
1 folha de loro
150g de azeitona verde
300g de mussarela fatiada
Salsa fresca picada
Óleo (quanto basta)
Sal e pimenta do reino a gosto
Lave as abobrinhas e coloque-as por três minutos em água fervente; enxague-as em água com gelo até esfriarem. Pique as cebolas, os dentes de alho, os tomates e as azeitonas. Refogue o alho e a cebola. Coloque a carne moída e mexa-a até cozinhar. É importante mexer bem para não empelotar a carne. Acrescente sal e pimenta. Coloque o tomate e cozinhe-o até amolecer; adicione as azeitons picadas. Não deixe a carne cozinhar até desidratar, pois irá ao forno com a abobrinha e terá mais tempo de cozimento.
Corte a abobrinha ao meio, formando uma espécie de barca, e retire parte da polpa com as sementes, com o auxílio de uma colher de sopa. Recheie as abobrinhas com a carne e cubra-as com o queijo. Aqueça o forno e coloque as abobrinhas; deixe-as no forno até gratinar o queijo, ou dourar. Sirva-as quentinhas, com arroz e molho de tomate, como a minha avó fazia.


Referência

Disponivel em: http://jornalismofm.com.br/category/colunas/artigos-e-comentarios/page/2/. Acesso em: 16 mar. 2010.

Chef Felipe Tomasi
Contato: felipetoma@hotmail.com
Fone: (19) 35822301
(11) 3237 4492

Nenhum comentário:

Postar um comentário