quarta-feira, 12 de maio de 2010

Família

Almoço servido em Santa Rita do Passa Quatro na casa da família Tomasi
19 de setembro de 2009
Duas entradas
Consomê de frango caipira
Alcachofras sicilianas
Um prato principal paulista
Farnel na trouxa de papel manteiga
Uma sobremesa
Pudim de leite
Para beber
Água gaseificada natural das fontes de São Lourenço-MG
Vinho branco Corvo
Café com doce de chocolate e doce de leite do Piran
No dia anterior
18 setembro de 2009
Atear fogo
Para acender um fogão à lenha, bote fogo em gravetos e em papel até formar um braseiro. Depois coloque as lenhas maiores. Alimente o fogo com lenhas.
Comece pelo pudim
Processe quatro ovos no liquidificador e depois misture uma fava de baunilha. Disponha de 250ml de leite da vaca mais bem tratada de sua região e continue batendo. Junte uma lata de leite condensado e bata mais uma pouco. Faça uma calda de caramelo derretendo uma xícara de açúcar até caramelizar. Adicione meia xícara de água fria e deixe cozinhar até atingir o ponto de fio. Unte uma forma de pudim com a calda. Adicione a mistura e leve para cozinhar em banho-maria não esquecendo de manter a água distante da forma do pudim. Cozinhe por duas horas em fogo brando ou até o pudim ficar consistente ao balançar a forma. Leve para resfriar até o dia seguinte. Algumas horas antes de servir, desenforme-o virando a forma em uma travessa com bordas para não derramar a calda.
Tempere o frango caipira
Tempere o frango caipira trinchado um dia antes do preparo. Pique alguns dentes de alho, um par de cebolas, um punhado de salsinha fresca e pimenta calabresa, regue com vinho italiano frascatti e depois leve à geladeira.
Dia 19 de setembro de 2009
Dedique-se ao Farnel na trouxa de papel manteiga quando o sol raiar
Aqueça um caldeirão com óleo e doure o frango caipira eliminando o tempero previamente. Pingue água para não queimá-lo. Adicione um par cebolas picadas e alguns dentes de alho, em seguida meia dúzia de tomates picados. Acrescente um pouco de sal, cúrcuma (açafrão da terra) e tampe a panela. Deixe cozinhar até amolecer o frango. Cozinhe quatro ovos e parta-os em rodelas. Retire meia dúzia de conchas do caldo para o preparo do consumê. Retire o frango da panela e desfie-o, eliminando os ossos. Devolva o frango à panela e em seguida adicione quatro linguiças caseiras fritas em pedaços. Coloque os ovos e um punhado de salsinha picada. Introduza duas xícaras de farinha de milho em flocos aos poucos até atingir o ponto de cuscuz. Disponha de um prato, e por cima de uma tira generosa de papel manteiga, acrescente o farnel e faça uma trouxa com o papel. Leve-o à mesa para os comensais se surpreenderem com o aroma quando romperem a trouxa.
Prepare o consumê
Adicione em uma panela o caldo extraído do farnel. Apure em fogo baixo juntamente com um pouco de água. Depois de 15 minutos, adicione ¼ de uma garrafa de vinho lambrusco tinto. Os ¾ restantes do vinho gelado divida-os com dois cozinheiros que estão a seu serviço. Ferva 300g de ervilhas frescas juntamente com um pouco de açúcar. Retire-as e adicione ao consumê.
Trabalhe com as alcachofras
Lave seis alcachofras e depois bata-as com delicadeza no mármore da pia. Encha um caldeirão com água, coloque um pouco de vinagre e sal. Coloque as alcachofras e deixe-as fervendo até a suas pétalas se soltarem ao puxar. Retire-as da água e coloque-as em uma tigela com água e gelo. Esquente uma caçarola, cobrindo seu fundo com um excelente azeite de oliva e um pouco de óleo de canola. Doure alguns dentes de alho, três tomates cortados em cubos e um punhado de salsinha picada. Adicione 50g do melhor aliche que encontrar. Corte o caule das flores de alcachofra e acomode-as na caçarola. Regue as flores com seu molho e deixe-as cozinhando por alguns minutos.


Compre uns docinhos do Piran
Vá até a doceria do Piran no bairro 22 de maio. Se você não souber onde fica, é só perguntar para alguém na rua. Compre três doces de leite e três doces de chocolate, sirva-os com um cafezinho passado fresquinho.

Passe o café
Passe o café em uma cafeteira Moka para seis xícaras. Escolha um café de boa qualidade do estado de Minas Gerais.
Disponha de algumas horas para almoçar e dedique-se à boa mesa. Cabe até um cochilo no final!
Felipe Tomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário